Desde os primórdios da minha adolescência, fase em que eu ganhava muitas roupas usadas, adquiri o hábito de customizar minhas roupas, seja para dar a elas um estilo mais parecido com o meu, seja para transformá-las quando elas já estavam um pouco mais velhas e sem graça. Com essa experiência de alguns anos em customização, algumas feitas em casa, outras com ajuda de costureiras, e muitos errinhos que me custaram peças, hoje eu vou ensinar para vocês como dar uma cara nova a suas roupinhas.
Vamos aos passos:
- Chame sua mãe, irmã, amiga, ou alguém que more com você para te ajudar em alguns passos. Vai ser aquela mãozinha extra;
- Separe aquela blusinha velha que você não usa tanto mais, ou uma blusinha que manchou na lavagem ou algo assim;
- Lista de materiais:
- Tinta para tecido em pó (essa você encontra em alguns supermercados e em armarinhos e lojas de tecidos)
- Tinta para tecido comum (essa você encontra em papelarias)
- Pincel fininho (esse você também compra na papelaria)
- Elásticos daqueles de dinheiro
- Barbante
- Um garfo
- Tesoura
- Água
- Sal
Primeira customização: transformando uma blusinha preta e branca desbotada em algo novo
Minha ideia aqui foi dar uma cor pra essa blusa, então eu peguei 3 cores de tintas de tecido que eu tinha em casa e decidi pintar as letras da frase em escrito. Essa tinta é da marca Acrilex e é super fácil de encontrar em papelarias, além de ser baratinha e durar bastante.
Na hora de pintar eu coloquei pouca tinta no pincel e fui dando umas batidinhas porque eu não queria que a cor ficasse muito marcada. A ideia era que ficasse como uma estampa, o que eu acho que consegui. Como meu fundo era preto eu não me preocupei em seguir a risca a fonte e na maioria das letras está um pouco borradinho.
Depois de pronta a pintura eu só deixei secar e não lavei antes de guardar.
Uma dica importante: lave sua peça pintada separada de outras e a mão, isso pode evitar que você fique com roupas machadas e tenha que fazer como eu fiz na customização seguinte.



Foto 1: blusa escolhida
Foto 2: material utilizado
Foto 3: resultado da pintura
Segunda customização: transformando uma peça que manchou na lavagem na estampa mais cool que você consegue fazer em casa:
Quando você pensa que não, eu venho com um post que te ensina a fazer tie dye.
As peças escolhidas foram essas duas blusas que mancharam na lavagem e por isso estavam um pouco estranhas
- Separou as blusinhas? Então coloca duas panelas com 3 litros de água e duas colheres de sal, cada uma, para ferver.
- Feito isso, em uma superfície lisa e com a ajuda de um garfo você vai dobrar sua blusa, desse jeito:
- Depois de dobrar as blusas e prendê-las bem usando elástico ou barbante, coloque duas colheres da tinta em pó em cada uma das panelas.
- Quando a água estiver prestes e ferver coloque as blusas dentro dela, é importante que a quantidade de água com tinta seja suficiente para que a blusa fique submersa. Deixe as blusinhas cozinhando nessa mistura por aproximadamente 20 minutos, depois desligue o fogo e deixe as blusinhas descansando por mais meia hora
- Passado esse tempo, tire as blusinhas da água com tinta e coloque elas de molho na água com sal. O sal ajuda a fixar a tinta na roupa, por isso usamos ele em todos os processos.
- Passadas aproximadamente 1 hora você pode tirar as blusas da água, desamarrá-las e lavar.
- A lavagem deve ser feita assim: passe as blusas uma a uma em água corrente, torça para retirar o excesso de água e depois coloque por alguns minutos na água com amaciante. Torça uma última vez e coloque para secar.
Esse é o resultado que você terá:
Viu só como o resultado é lindo e o processo fácil? Além de ser uma técnica que pode ser feita em qualquer tecido e em qualquer modelo de roupa. Olha só esse outra blusinha que fiz:

Para mim esse é o jeito mais simples de fazer tie dye, usando somente uma cor, mas existem outras técnicas que envolvem novas formas de dobrar a roupa e o uso de mais cores de tinta. Eu usei uma delas para pintar um kimono branco e vou deixar aqui para vocês o vídeo para se inspirarem. Essa técnica foi ensinada por uma das influencers que eu indiquei nesse post aqui.
O kimono da foto foi feito a partir de uma camisa masculina e se você também quiser aprender essa customização é só comentar aqui em baixo!

Se ficou com alguma dúvida a respeito do passo a passo, se gostou dessas dicas e quer mais, comenta aqui embaixo nos comentários. E não esquece de marcar o @blogcom2n no Instagram caso fizer alguma customização que indicamos.