Como customizar roupas em casa

Como customizar roupas em casa

Desde os primórdios da minha adolescência, fase em que eu ganhava muitas roupas usadas, adquiri o hábito de customizar minhas roupas, seja para dar a elas um estilo mais parecido com o meu, seja para transformá-las quando elas já estavam um pouco mais velhas e sem graça. Com essa experiência de alguns anos em customização, algumas feitas em casa, outras com ajuda de costureiras, e muitos errinhos que me custaram peças, hoje eu vou ensinar para vocês como dar uma cara nova a suas roupinhas.

Vamos aos passos:

  1. Chame sua mãe, irmã, amiga, ou alguém que more com você para te ajudar em alguns passos. Vai ser aquela mãozinha extra;
  2. Separe aquela blusinha velha que você não usa tanto mais, ou uma blusinha que manchou na lavagem ou algo assim;
  3. Lista de materiais:
    • Tinta para tecido em pó (essa você encontra em alguns supermercados e em armarinhos e lojas de tecidos)
    • Tinta para tecido comum (essa você encontra em papelarias)
    • Pincel fininho (esse você também compra na papelaria)
    • Elásticos daqueles de dinheiro
    • Barbante
    • Um garfo
    • Tesoura
    • Água
    • Sal

Primeira customização: transformando uma blusinha preta e branca desbotada em algo novo

Minha ideia aqui foi dar uma cor pra essa blusa, então eu peguei 3 cores de tintas de tecido que eu tinha em casa e decidi pintar as letras da frase em escrito. Essa tinta é da marca Acrilex e é super fácil de encontrar em papelarias, além de ser baratinha e durar bastante.

Na hora de pintar eu coloquei pouca tinta no pincel e fui dando umas batidinhas porque eu não queria que a cor ficasse muito marcada. A ideia era que ficasse como uma estampa, o que eu acho que consegui. Como meu fundo era preto eu não me preocupei em seguir a risca a fonte e na maioria das letras está um pouco borradinho.

Depois de pronta a pintura eu só deixei secar e não lavei antes de guardar.

Uma dica importante: lave sua peça pintada separada de outras e a mão, isso pode evitar que você fique com roupas machadas e tenha que fazer como eu fiz na customização seguinte.

Foto 1: blusa escolhida
Foto 2: material utilizado
Foto 3: resultado da pintura

Segunda customização: transformando uma peça que manchou na lavagem na estampa mais cool que você consegue fazer em casa:

Quando você pensa que não, eu venho com um post que te ensina a fazer tie dye.

As peças escolhidas foram essas duas blusas que mancharam na lavagem e por isso estavam um pouco estranhas

  • Separou as blusinhas? Então coloca duas panelas com 3 litros de água e duas colheres de sal, cada uma, para ferver.
  • Feito isso, em uma superfície lisa e com a ajuda de um garfo você vai dobrar sua blusa, desse jeito:
  • Depois de dobrar as blusas e prendê-las bem usando elástico ou barbante, coloque duas colheres da tinta em pó em cada uma das panelas.
  • Quando a água estiver prestes e ferver coloque as blusas dentro dela, é importante que a quantidade de água com tinta seja suficiente para que a blusa fique submersa. Deixe as blusinhas cozinhando nessa mistura por aproximadamente 20 minutos, depois desligue o fogo e deixe as blusinhas descansando por mais meia hora
  • Passado esse tempo, tire as blusinhas da água com tinta e coloque elas de molho na água com sal. O sal ajuda a fixar a tinta na roupa, por isso usamos ele em todos os processos.
  • Passadas aproximadamente 1 hora você pode tirar as blusas da água, desamarrá-las e lavar.
  • A lavagem deve ser feita assim: passe as blusas uma a uma em água corrente, torça para retirar o excesso de água e depois coloque por alguns minutos na água com amaciante. Torça uma última vez e coloque para secar.

Esse é o resultado que você terá:

Viu só como o resultado é lindo e o processo fácil? Além de ser uma técnica que pode ser feita em qualquer tecido e em qualquer modelo de roupa. Olha só esse outra blusinha que fiz:

Ela era branca, mas tinha algumas manchinhas na parte de cima por causa desse detalhe de metal, por isso decidi pintá-la

Para mim esse é o jeito mais simples de fazer tie dye, usando somente uma cor, mas existem outras técnicas que envolvem novas formas de dobrar a roupa e o uso de mais cores de tinta. Eu usei uma delas para pintar um kimono branco e vou deixar aqui para vocês o vídeo para se inspirarem. Essa técnica foi ensinada por uma das influencers que eu indiquei nesse post aqui.

O kimono da foto foi feito a partir de uma camisa masculina e se você também quiser aprender essa customização é só comentar aqui em baixo!

Se ficou com alguma dúvida a respeito do passo a passo, se gostou dessas dicas e quer mais, comenta aqui embaixo nos comentários. E não esquece de marcar o @blogcom2n no Instagram caso fizer alguma customização que indicamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s